Breve Historial do Centro Social de Belazaima
A Associação do Centro Social de Belazaima foi juridicamente constituída em 10 de Agosto de 1978. Contudo a sua génese é anterior e remonta a 1975, quando surgiu a necessidade de se construir um espaço físico para ocupar as crianças desta freguesia devido, à elevada ocupação das mulheres que trabalhavam numa pequena unidade têxtil. Foi então que um grupo de pessoas desta freguesia, impulsionadas pelo Pároco José Nunes, pensou em construir um Jardim-de-Infância.
As obras foram iniciadas em 1975, contando com a ajuda de mão-de-obra cedida graciosamente pela população local e a oferta de materiais por empresas e outras entidades da região.
O ano lectivo de 1978/79 representa o primeiro ano de funcionamento das respostas sociais de Creche e do Jardim-de-Infância.
Em Fevereiro de 1987, o Centro Social de Belazaima é reconhecido como Instituição Particular de Solidariedade Social, obtendo o Estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
- Em 1992/1993 no sentido de aumentar a apoio à ação social, foi constituída uma Comissão de Obras composta por seis pessoas da terra, com elementos da população e antigos Diretores desta Instituição, com o objectivo de alargar a actividade do Centro Social, especialmente no apoio ao idoso, através da construção dum edifício especialmente afeto a este fim.
As obras foram iniciadas em:
- 1993 e estenderam-se até finais de 1998 .
Entraram em funcionamento em 1999 as Respostas Sociais:
- Centro de Dia (Janeiro);
- Serviço de Apoio Domiciliário (Janeiro);
- Estrutura Residencial para Idosos (Abril);
- CATL (Outubro).
Assim a Instituição continua a sua missão de promover a felicidade, qualidade e dignidade de vida em qualquer idade à população da União de Freguesias Belazaima do Chão, Agadão e Castanheira do Vouga.